O conteúdo deste site está protegido pela Lei nº 9.610, de 19/02/98. O autor permite a reprodução parcial para uso não-comercial, contanto que seja notificado previamente e devidamente identificado como tal. Outros tipos de reprodução estão condicionados à permissão caso-a-caso do autor, e devem ser negociadas diretamente através de seu e-mail.
Crônicas agudas de um cérebro em um jarro criada e mantida por
[B]aKkeR
Esta página está sendo mantida online por motivos históricos e não é mais atualizada. Meu novo weblog está em http://cronicasredux.blogspot.com
Language Disclaimer : To all my foreign (as in non-brazilian) visitors, my sincere apologies. This weblog is written strictly in brazilian portuguese (pt-br).
quinta-feira, maio 29, 2003 saído diretamente do jarro
O Windows filho de um Amiga Workbench com um System 7 travou anteontem... Na hora de re-bootar ele tinha corrompido o boot-loader... 7 horas tentando consertar. Nada. Fui jogar um Playstation 2 pra des-estressar. Depois, coloquei o HD no PC do meu irmão; fiz becape; format c: nele. Instalei o Windows XP Pro em inglês. Saldo: Perdi nada menos do que 30 horas da minha vida de anteontem até agora pra deixar o PC do jeito que estava antes. Se você subtrair o tempo que eu dormi e que passei na faculdade, vai ver que não fiz nada além de cuidar do PC desde 3a feira. Estou merecendo um descanso. Vou embora de São Paulo daqui a 1 hora, matar aula de amanhã... Só quero ficar longe de PC esse fim-de-semana.
Todo mundo que me conhece sabe que eu tenho várias obsessões, e uma delas sempre foi a de escrever um filtro de spam eficiente. Eu devo ter passado uns 3 anos da minha vida cultivando listas de spammers, conteúdo de spams etc. Se você tivesse minha caixa de e-mails, você faria o mesmo. eu recebo uma média de 500 e-mails por semana (não é exagero não, semana passada recebi 505). Destes, uma média de 416 são spam e apenas 84 são realmente e-mails direcionados para mim (isso dá uma média de 12 e-mails úteis por dia). Se você terminou a 4ª série você sabe que isso dá uma média aproximada de 5 spams para cada e-mail de verdade.
Alguns anos atrás alguns administradores de sistemas começaram a criar listas de filtragem de spam. Usando de diversas tecnologias (desde honeypots até filtros de inteligência artificial) estes administradores geram listas de origens de spam. Assim, provedores podem impedir que spam entre em seus sistemas. Eu mesmo fui colaborador de um projeto brasileiro que acabou saindo do ar durante quase 2 anos. As listas atuais são muito eficientes, mas são sistemas avançados que só funcionam como ferramenta de configuração de servidores, não para a proteção de clientes finais. Isso mudou com a chegada de um programa chamado SpamPal (freeware, disponível em minha página de segurança de Windows). Este programa monta um servidor POP3/IMAP local e configura os filtros de spam de acordo com dezenas de listas de spammers (com uma ferramenta de configuração fácil de entender). Seu programa de e-mail faz a checagem no servidor local, o SpamPal conecta-se no servidor de seu provedor, filtra, e te entrega os e-mails para seu programa com a expressão **SPAM** no assunto em caso de filtragem positiva. Voíla !. Configure um filtro em seu Outlook e nunca mais leia spam !!! (se tiver dúvidas sobre como configurar o SpamPal me mande e-mail)
Eu estava fazendo umas pesquisas na Web e vi que um certo número de pessoas insistia que os mapas de red-shift do Universo feitos por John Huchra e Margaret Geller no final do anos 80 mostram "marcante" semelhança entre a posição das galáxias e a forma humana. Intrigado, fui visitar alguns sites de mapas tri-dimensionais do Universo. Pessoalmente, fiquei decepcionado. Tem gente disposta a acreditar em qualquer coisa. Para que vocês mesmo julguem, aqui vai um mapa que data de 1985 que mostra tal "figura humana" (cliquem para ir à página e vê-la em tamanho maior)
Copyright Valerie de Lapparent, Margaret Geller, John Huchra & The Smithsonian Astrophysical Observatory
Sério agora... preciso da opinião da meia-dúzia de pessoas que lêem isso aqui: Os mais íntimos sabem, os outros ficam sabendo agora, eu de tempos em tempos cutuco um dos meus projetos de estimação que nunca ficam prontos. O que eu cutuquei dessa vez foi o do mini-carro elétrico. A idéia é fazer um carro de dois lugares, rodas de motocicleta, com mais ou menos 2 metros de comprimento (a largura de uma camionete) e 1,5 metros de largura (metade do comprimento de um carro pequeno) (sim, a idéia é parar dois desses transversalmente numa vaga em que caiba um carro comum em paralelo) com autonomia para viajar cerca de 30km numa velocidade máxima de 90km/h (ir e voltar da minha casa na Cidade Universitária foi minha 9ª sinfonia nesse caso) capaz de recarregar em qualquer tomada 110V. Dito isso, gostaria que vocês dessem uma olhada nestes desenhos, eles dão uma ideia mais ou menos do formato do carrinho. Opiniões são extremamente bem vindas e esperadas.
Os mitos modernos sob a ótica clássica O antropólogo alemão Adolph Bastian foi o primeiro a sugerir que todos os mitos humanos tinham uma base comum, ou, em suas palavras, "idéias elementares". O psiquiatra suíço Carl Jung (se você não sabe quem é Jung abra um Google agora e procure) as nomeou arquétipos, os blocos que constroem nossos mitos inconscientes e nosso consciente coletivo. Joseph Campbell escreveu em 1949 o livro chamado 'O Herói de Mil Faces', um estudo antropológico das raízes comuns entre todos os mitos humanos e principalmente paralelos entre todas as legiões (não é uma heresia pessoal minha dizer que todas as religiões são a mesma). Segundo Campbell, todas as histórias mitológicas se originam de um mito comum, que ele chamou de 'A Jornada do Heróis', ou monomito. Sua conclusão é, em sua famosa observação, que "todas as religiões são verdadeiras, mas nenhuma é literal", ou seja, todas as religiões contem a mesma mensagem, o importante (e o maior erro de todo religioso) é não levar as mensagens para o sentido literal e sim absorver o ensinamento moral sub-entendido.
Tudo isso eu disse por dois motivos. O primeiro é para efeito de "eu não disse ?" para todas as pessoas para quem eu contei essa historia sem os detalhes técnicos de quem disse o quê. Sim, judaísmo, cristianismo, budismo, islamismo etc são a mesma coisa.
O segundo é para introduzir um texto de alguns anos atrás que eu adoraria que meus amigos lessem. Kristen Brennan escreveu em seu site Jitterbug Fantasia sobre as origens do roteiro de Star Wars, as inspirações de Lucas e, a parte que interessa aqui, os paralelos entre Star Wars e o monomito, propondo que Star Wars, Matrix, O Senhor dos Aneis, Nibelungenlied, Kakushi toride no san akunin (A Fortaleza Escondida de Akira Kurosawa) etc não passam de mitologia moderna, assim como o Velho Testamento nada mais é que uma revisitação da lenda babilônica de Gilgamesh (tá, eu paro de ser herege mãe, não me escomunga não !).
Deixa de papo, leia o site.
Fiz um exercício de sleep-deprivation de ontem pra hoje pra tentar re-iniciar meu relógio biológico... Geralmente quando faço isso perto da 30ª hora eu começo a ficar cada vez menos racional e me reduzo às nescessidades e sentimentos básicos do cérebro humano...
Ugh... Frio... Sono... Argh... ZzZzZzZzZz... Preciso... Acordado... Ugh...
Viram o novo banner ? É um Java(ECAT!)Script que eu escrevi para divulgar banners de diversos sites meus e de meus amigos. Se quiser colocar seu site no grupo, clique no logo da parte esquerda...
Irgh... Frio... BrRrRrRrRrRr... Sono...