Se você veio de fora, abra a janela principal
Para voltar, feche esta janela



Esta página está sendo mantida online por motivos históricos e não é mais atualizada.
Meu novo weblog está em http://cronicasredux.blogspot.com

This page is kept online for archival reasons only and is no longer updated.
My new weblog is located at http://cronicasredux.blogspot.com




quinta-feira, maio 08, 2003

saído diretamente do jarro
 

23:22 HPJ (horário padrão do jarro):

Os mitos modernos sob a ótica clássica
O antropólogo alemão Adolph Bastian foi o primeiro a sugerir que todos os mitos humanos tinham uma base comum, ou, em suas palavras, "idéias elementares". O psiquiatra suíço Carl Jung (se você não sabe quem é Jung abra um Google agora e procure) as nomeou arquétipos, os blocos que constroem nossos mitos inconscientes e nosso consciente coletivo. Joseph Campbell escreveu em 1949 o livro chamado 'O Herói de Mil Faces', um estudo antropológico das raízes comuns entre todos os mitos humanos e principalmente paralelos entre todas as legiões (não é uma heresia pessoal minha dizer que todas as religiões são a mesma). Segundo Campbell, todas as histórias mitológicas se originam de um mito comum, que ele chamou de 'A Jornada do Heróis', ou monomito. Sua conclusão é, em sua famosa observação, que "todas as religiões são verdadeiras, mas nenhuma é literal", ou seja, todas as religiões contem a mesma mensagem, o importante (e o maior erro de todo religioso) é não levar as mensagens para o sentido literal e sim absorver o ensinamento moral sub-entendido.
Tudo isso eu disse por dois motivos. O primeiro é para efeito de "eu não disse ?" para todas as pessoas para quem eu contei essa historia sem os detalhes técnicos de quem disse o quê. Sim, judaísmo, cristianismo, budismo, islamismo etc são a mesma coisa.
O segundo é para introduzir um texto de alguns anos atrás que eu adoraria que meus amigos lessem. Kristen Brennan escreveu em seu site Jitterbug Fantasia sobre as origens do roteiro de Star Wars, as inspirações de Lucas e, a parte que interessa aqui, os paralelos entre Star Wars e o monomito, propondo que Star Wars, Matrix, O Senhor dos Aneis, Nibelungenlied, Kakushi toride no san akunin (A Fortaleza Escondida de Akira Kurosawa) etc não passam de mitologia moderna, assim como o Velho Testamento nada mais é que uma revisitação da lenda babilônica de Gilgamesh (tá, eu paro de ser herege mãe, não me escomunga não !).
Deixa de papo, leia o site.

Escrito pelo Unknown

Comments:

Fechar esta janela

Postar um comentário