Se você veio de fora, abra a janela principal
Para voltar, feche esta janela
Esta página está sendo mantida online por motivos históricos e não é mais atualizada. Meu novo weblog está em http://cronicasredux.blogspot.com
This page is kept online for archival reasons only and is no longer updated. My new weblog is located at http://cronicasredux.blogspot.com
terça-feira, outubro 05, 2004
saído diretamente do jarro
13:49 HPJ (horário padrão do jarro):
4 de Outubro, 1957. Enquanto os Estados Unidos estavam nos primeiros passos da criação de um satélite artificial, o Vanguard, os russos sim deram o passo de vanguarda com o Sputnik I, o primeiro satélite artificial do mundo e a primeira construção humana a orbitar a Terra.
Ontem, 47 anos depois, a espaçonave SpaceShipOne, criada por Burt Rutan com financiamento do bilionário sócio de Bill Gates, Paul Allen, e pilotada por Brian Binnie, ganhou o cobiçado Ansari X-Prize.
O X-Prize, no valor de US$ 10 milhões, seria dado à primeira espaçonave que voasse até o espaço - à altitude mínima de 100 quilômetros - e retornasse em segurança duas vezes no intervalo máximo de duas semanas tripulada por no mínimo uma pessoa e com lastro totalizando o peso de três tripulantes. A SpaceShipOne, cujo primeiro vôo espacial se deu em junho, foi duas vezes seguidas, uma na última quarta-feira e outra ontem, quando atingiu a altitude de 111 quilômetros, um novo recorde mundial de vôo sub-orbital.
A empresa aérea Virgin anunciou uma parceria com a Scaled Composites e com Paul Allen para a criação do SpaceShipTwo, a primeira espaçonave de sua nova divisão, a Virgin Galactic, que vai cobrar cerca de US$ 200 mil por vôo sub-orbital turístico (primeiro vôo previsto para 2007) e a 7-Up, outro dos patrocinadores da SpaceShipOne, já anunciou que vai presentear um de seus consumidores com um vôo da Virgin Galactic.
Escrito pelo Unknown
|
Postar um comentário