Se você veio de fora, abra a janela principal
Para voltar, feche esta janela
Esta página está sendo mantida online por motivos históricos e não é mais atualizada. Meu novo weblog está em http://cronicasredux.blogspot.com
This page is kept online for archival reasons only and is no longer updated. My new weblog is located at http://cronicasredux.blogspot.com
sexta-feira, maio 14, 2004
saído diretamente do jarro
00:00 HPJ (horário padrão do jarro):
Só como um pequeno update ao post de ontem... Teve gente defendendo a posição do Presidente Lula ao expulsar o correspondente do New York Times em Brasília aqui no blog (estou sendo injusto, mesmo quem comentou "a favor" achou a medida extrema, mas disse que a recíproca provavelmente seria verdadeira). Bom, se a recíproca fosse realmente verdade, não haveria motivo para grande comoção mundial, correto ? Mas dezenas de jornais mundiais, principalmente aqueles que se servem de informações da Reuters, Associated Press e Agence France-Presse, além de diversos jornais americanos, do New York Times ao The Economist, dedicaram matérias de primeira página à expulsão de Larry Rohter. O New York Times dedica matérias diárias ao assunto e, obviamente, anunciou buscar ação legal em tribunais nacionais e internacionais contra o governo brasileiro. O mundo inteiro tem a legítima impressão de que o nosso governo censura ativamente o conteúdo jornalístico do país.
Agora me digam, quem "ofendeu a honra nacional" aqui ? Um americano escrevendo com base nas fofocas que ele ouve em Brasília (sim, não se iludam, o papo em Brasília é mesmo que Lula está precisando entrar pros Alcoólicos Anônimos) ou um governo demagogo que coloca o mundo inteiro em alerta ao censurar ativamente o que pode-se ou não falar sobre ele ? Afinal, a única outra vez na História do Brasil em que jornalistas foram expulsos do nosso território foi durante o governo Médici (sim, no auge do regime militar).De três ex-presidentes consultados pela imprensa internacional, apenas FHC se opôs à medida. Talvez o mundo esteja certo e Lula seja apenas "um ditador de uma republica de terceira classe que não entende o papel do governo", como disse Tasso Gereissati (senador, PSDB).
Ou talvez não. Afinal o ministro Francisco Peçanha Martins, do Supremo Tribunal de Justiça, concedeu salvo-conduto a Rohter, determinando que ele possa ficar no Brasil até que seja julgado o pedido de habeas corpus e cancelamento de expulsão feito por Sérgio Cabral (senador, PMDB). Disse no despacho:
"No Estado Democrático de Direito não se pode submeter a liberdade às razões de conveniência ou oportunidade da administração. E aos estangeiros como aos brasileiros a Constituição assegura direitos e garantias fundamentais descritos no artigo 5º em seus incisos, dentre eles avultando a liberdade de expressão. E dúvidas não podem haver quanto ao direito de livre manifestação do pensamento e da liberdade de expressão da atividade de comunicação, independentemente de censura ou licença"
E mais uma vez o dia foi salvo pelo Judiciário, já que o Legislativo é letárgico e o Executivo... está de ressaca.
Escrito pelo Unknown
|
Postar um comentário