Se você veio de fora, abra a janela principal
Para voltar, feche esta janela



Esta página está sendo mantida online por motivos históricos e não é mais atualizada.
Meu novo weblog está em http://cronicasredux.blogspot.com

This page is kept online for archival reasons only and is no longer updated.
My new weblog is located at http://cronicasredux.blogspot.com




sexta-feira, maio 14, 2004

saído diretamente do jarro
 

00:00 HPJ (horário padrão do jarro):

Só como um pequeno update ao post de ontem... Teve gente defendendo a posição do Presidente Lula ao expulsar o correspondente do New York Times em Brasília aqui no blog (estou sendo injusto, mesmo quem comentou "a favor" achou a medida extrema, mas disse que a recíproca provavelmente seria verdadeira). Bom, se a recíproca fosse realmente verdade, não haveria motivo para grande comoção mundial, correto ? Mas dezenas de jornais mundiais, principalmente aqueles que se servem de informações da Reuters, Associated Press e Agence France-Presse, além de diversos jornais americanos, do New York Times ao The Economist, dedicaram matérias de primeira página à expulsão de Larry Rohter. O New York Times dedica matérias diárias ao assunto e, obviamente, anunciou buscar ação legal em tribunais nacionais e internacionais contra o governo brasileiro. O mundo inteiro tem a legítima impressão de que o nosso governo censura ativamente o conteúdo jornalístico do país.
Agora me digam, quem "ofendeu a honra nacional" aqui ? Um americano escrevendo com base nas fofocas que ele ouve em Brasília (sim, não se iludam, o papo em Brasília é mesmo que Lula está precisando entrar pros Alcoólicos Anônimos) ou um governo demagogo que coloca o mundo inteiro em alerta ao censurar ativamente o que pode-se ou não falar sobre ele ? Afinal, a única outra vez na História do Brasil em que jornalistas foram expulsos do nosso território foi durante o governo Médici (sim, no auge do regime militar).De três ex-presidentes consultados pela imprensa internacional, apenas FHC se opôs à medida. Talvez o mundo esteja certo e Lula seja apenas "um ditador de uma republica de terceira classe que não entende o papel do governo", como disse Tasso Gereissati (senador, PSDB).
Ou talvez não. Afinal o ministro Francisco Peçanha Martins, do Supremo Tribunal de Justiça, concedeu salvo-conduto a Rohter, determinando que ele possa ficar no Brasil até que seja julgado o pedido de habeas corpus e cancelamento de expulsão feito por Sérgio Cabral (senador, PMDB). Disse no despacho:
"No Estado Democrático de Direito não se pode submeter a liberdade às razões de conveniência ou oportunidade da administração. E aos estangeiros como aos brasileiros a Constituição assegura direitos e garantias fundamentais descritos no artigo 5º em seus incisos, dentre eles avultando a liberdade de expressão. E dúvidas não podem haver quanto ao direito de livre manifestação do pensamento e da liberdade de expressão da atividade de comunicação, independentemente de censura ou licença"
E mais uma vez o dia foi salvo pelo Judiciário, já que o Legislativo é letárgico e o Executivo... está de ressaca.

Escrito pelo Unknown

Comments:

Fechar esta janela

Nao. Eu concordo com voce nesse ponto. Se a lei de la nao permite a proibicao, tudo bem. Mas experimente falar que o Bush eh um cherador de coca e retardado q eles nao vao expulsar voce. Pelo contrario, eles vao fuder com o seu país. Principalmente se seu país eh o Brasil. Eles vao impor barreiras fitossanitarias em produtos brasileiros, acusar o gado brasileiro de ter doenca da vaca louca. Vao bloquear as importacoes de produtos brasileiros. O maior problema com a gente eh q o Brasil esta liderando a America Latina em acordos justos qdo a ALCA chegar. Esta tentando evitar que o imperialismo norte-americano chegue realmente com tanta forca aki. Entao, eu nao to sendo burro nao. O Lula nao eh meu idolo, mas eu pelo menos sou patriota eu nao vo fikar apoiando td que o Georginho faz nao. Pq se 2863 morreram no WTC, ha 40 milhoes de soro positivo no mundo, 834 milhoes de subnutridos, e 630 milhoes de indigentes. Lutar contra o Terrorismo e salvar o mundo? Tah bom viu. Deus tah vendo...

 

Este comentário foi removido por um administrador do blog.

 

Mas pra variar tudo acabou em pizza, não é mesmo... O jornalista disse que não foi a intenção ofender, yadda, yadda, yadda... Evidentemente o new York Times não pediu desculpas pela matéria. E nem pode, afinal o jornal não tem que se responsabilizar por nada que o jornalista escreve. (ta vendo, eu aprendi alguma coisa em 2 semanas de jornalismo) O cara não pediu desculpas formais, mas enfiou o rabo entre as pernas e ficou td bem. Sempre fica tudo bem no país do carnaval, não adianta nem a gente se estressar.
E não sei porque esse fuzuê todo em cima dessa bobagem! Será que algum presidente de algum lugar por aí foi pego molestando uma menininha? (Vide "Wag the Dog" - em português, "Mera Coincidência") :)

 

To vendo que o Ne0 é, infelizmente, o típico papagaio.
Não querendo ofender, mas já ofendendo, as pessoas que repentem excesso de números normalmente não absorveram nenhum deles. E quem diz "imperialismo norte-americano" ou é professoréco de geopolítica de esquerda ou precisa de alguém que pense por ele.
O Brasil não está defendendo a America Latina do terrível monstro norte-americano colocando barreiras para a ALCA. O Brasil só está garantindo que o lucro do livre-comércio fique com quem deve ficar, ou seja, conosco mesmo, que somos o maior país daqui. Altruísmo é coisa de boiola. Assim como morreram 3 mil americanos e isso "levou à Guerra contra o Terrorismo". Jorginho Dáblio simplesmente foi informado de que 11/09 era uma boa desculpa pra roubar o Iraque pra eles, uma vez que a extração de pretróleo do Alasca que ele estava lutando tanto para legalizar estava empacada na mão do Congresso. E ele, como bom fantoche, foi pra lá. Ponto pra indústria petrolífera americana. 834 milhões de subnutridos são problema de seus respectivos governantes. Se eles soubessem votar, não passavam fome. Pronto; é feio, mas eu falei. Todo mundo tem o filho da puta que merece, e a gente tem o Lula.
Eu nunca na minha vida apoiaria o G.W. pq eu sou, por incrível que pareça, de esquerda. Centro-esquerda, pra ser mais exato. Mas a esquerda brasileira é uma piada de mal gosto, inclusive os imbecís do meu partido, o PSDB. Mas isso fica pra outros posts.
E ainda bem que o Rohter "pediu desculpa". Assim não fica mais feio ainda pro Lula, que ia passar pela situação constrangedora de não conseguir mandar no próprio país, uma vez que se ele insistisse naquela piadinha algum juiz ia mandar ele calar a boca e a coisa ia ficar preta. Assim, pelo menos ele pode fingir que "ele perdoou" o americano, ao invés da verdade, mandaram *ele* enfiar o rabo entre as pernas e respeitar a constituição.

 

Com certeza... Eu papagaio de plantao gostaria de dizer q a culpa dos subnutridos eh com certeza de seus governantes, que o mundo eh lindo pra quem sabe votar, tem educacao pra isso, e, inclusive, para ser esperto o suficiente para continuar parasitando nosso lindo e amado governo. Alias, voce me parece um tanto egoista, sem ofensas, por demonstrar que enqto esta bom pra nos pra que mudar? Status quo é lindo para quem tah por cima. Mas voce julga-se tao entendido no assunto, e nao tem um professor de geo-politica por tras, poderia mostra alguma mudanca que seria boa pra todos? Cidadania eh mto bom no papel, mas eu tenho minha consciencia limpa de pelo menos tentar fazer minha parte. Nao tenho nenhuma grande solucao pro país a curto prazo mas pelo menos me esforço para ajudar com o que tenho em maos. Chamem-me de hipocrita, o que quiserem, mas eu quero mudar essa porra de pais mesmo que seja comecando por mim. Mas se voce tem outra ideia que nao seja "repetir numeros" na cara dos outros por favor diga-nos grande cerebro no jarro! Louro! Louro! :P

 

Acho que o passo número um para grandes mudanças é parar de se iludir: O poder corrompe. Ninguém que chegue lá em cima está com a moral intacta. Todo político é, por definição, um grandecíssimo filho da puta. Ele mentiu, roubou e enganou milhares de pessoas para chegar lá. Ele só está lá para o benefício dos seus iguais. Se você é parte do clubinho dele, você pode ver mudanças ao seu favor. Caso contrário, você receberá migalhas... Pérolas ao porcos, apenas medidas paliativas que tem como único propósito calar a boca de gente como você que acredita que eles governam para o povo.
Como confiar na democracia se eu tenho uma visão tão cética do sistema de governo ? Eu simplesmente não confio. É um sistema mais cheio de buracos que um queijo suíço. E a única forma de combater esse sistema falho é reconhecer esses buracos e usá-los a seu favor.
E que eu saiba (a não ser que eu escreva tão mal que eu já perdi a capacidade de dizer o que eu penso) eu nunca disse que estou confortável com a situação atual. Não acho que ninguém que se diz de esquerda se sentiria confortável. Com gente desempregada nas ruas e impostos desperdiçados nos bolsos dos governantes. Mas a cada um o que lhe é de direito. Se você pretende mudar as coisas, comece de baixo. Candidatos a presidente são todos escroques. Vote em vereadores e deputados estaduais que você conhece pessoalmente. Confira que eles façam com que as coisas em que você acredita aconteçam. Mude de baixo para cima, porque de cima para baixo você perde o controle da situação.
E cidadania é uma palavrinha mais abusada que corrimão de prédio de escritório. Todo mundo mete a mão e muda a definição. Ser um bom cidadão não é votar no PT. Na verdade, como os paulistanos já aprenderam, ser um bom cidadão é NÃO VOTAR no PT. Ser um bom cidadão é saber o e-mail do seu deputado federal (você ao menos lembra O NOME dele ?) e cobrar ações dele toda vez que uma medida que te desagrada for para votação. O mesmo vale para os deputados estaduais e senadores. E parem por favor de achar que o executivo é solução pra alguma coisa... Eles criam mais problemas que resolvem

 

Sim Bakker.. Agora chegamos a um consenso, mas esta um pouco fora do comeco da nossa discussao. Concordo plenamente com voce em relacao a comecar de baixo. Agora eu nao acho q executivo eh a solucao de tudo, mas tb, como nossa discussao comecou, nao adianta nada meter o pau no executivo. Eu nao acho q PT eh a salvacao, mto pelo ao contrario, eu nao tenho partido politico pq pra mim partido politico eh pura demagogia, exceto o partido verde. A respeito de quem eu votei, eu lembro sim dos meus deputados, esse ano vai ser minha primeira votacao para vereador, mas eu to vendo q o Deputado q eu votei, Marcio Ladeia, pra quem nao sabe, nao venceu, e outra, jah perdeu meu voto. Pela poca vergonha q ele tem feito como vereador aki de rp. A Eni ainda continua com meu voto, e eu nao mudo por enqto. A respeito do de eu defender o PT eh mto simples. Eles nunca tiveram chance, e nenhuma mudanca acontece da noite pro dia. Nos vamos ter q aguentar 4 anos mesmo, vai adiantar meter o pau? Da uma chance pra eles fazerem do jeito deles. Quando terminar os 4 anos a gente da uma olhada como foi, vota de novo, senao, muda de candidato. Muita merda nao tem como fazer. E todo governo teve suas falhas. Entao soh acho que, como brasileiro, eu devo apoio ao meu pais, e quando chegarem as eleicoes eu vejo se deve mudar td ou nao. Soh nao gosto de quem acha q no exterior td eh melhor, pq eh mto bonito as noticias que vem de fora, mas ninguem tem nocao de como realmente seja. Puro gessó :P

 

Nota mental
Status Quo significa mudança de estado.. Ao ponto que muda todo o significado da frase, tirando toda a lógica dela.

E pra quem mora em Rio Preto e dirigia antes do maravilhoso prefeito do PT, deve adorar ele tanto quanto eu adoro... A soluçao do problema de Rio Preto nao é e NUNCA vai ser AUMENTAR A QUANTIDADE DE RADARES !!!!
É Facil falar que fez 180 obras.... 10 importantes, 90 pra implantar radares e mais 80 pra MODIFICAR o sistema dos semaforos e radares pra facilitar o sistema de monitoraçao pra por no rabo da populaçao :)

 

Nao Jimmy. Status quo nao eh o ato de mudar, e sim, do latim deixe estar. Estado inalterado. =D

 

Postar um comentário