Se você veio de fora, abra a janela principal
Para voltar, feche esta janela



Esta página está sendo mantida online por motivos históricos e não é mais atualizada.
Meu novo weblog está em http://cronicasredux.blogspot.com

This page is kept online for archival reasons only and is no longer updated.
My new weblog is located at http://cronicasredux.blogspot.com




quarta-feira, maio 12, 2004

saído diretamente do jarro
 

13:42 HPJ (horário padrão do jarro):

Eu acabei de visitar o blog do Marcel e não pude deixar de compartilhar da vergonha dele.
Ao que consta, o jornalista correspondente do New York Times no Brasil, William Larry Rohter, Jr. (sim, em inglês se usa vírgula antes de 'Júnior', mesmo que o copy-desk da Folha de São Paulo e o Relações Públicas do Ministério da Justiça não saibam disso), teve seu visto de correspondente cancelado por causa de uma reportagem em que insinua, com base em baboseiras ditas pela múmia paralítica que nós conhecemos por Leonel Brizola, que o nosso Amado Presidente Lula a Dorê com Brócolis da Silva entorna umas pingas a mais do que deveria. O Ministro interino da (In)Justiça, Luiz Paulo Teles Ferreira Barreto, soltou a seguinte nota sobre o ocorrido:
"Em face de reportagem leviana, mentirosa e ofensiva à honra do presidente da República Federativa do Brasil, com grave prejuízo à imagem do país no exterior, publicada na edição de 9 de maio passado, do jornal "The New York Times", o Ministério da Justiça considera, nos termos do artigo 26 da lei n. 6.815, inconveniente a presença, em território nacional, do autor do referido texto. Nessas condições, determinou o cancelamento do visto temporário do senhor William Larry Rohter Junior"

E não vá pensando que isso foi uma ação impensada de um Ministrinho interino atuando sem o consentimento do Querido Presidente não (Se bem que o Ministro da Justiça propriamente dito, Marcio Thomas Bastos, não teve nada a ver com isso: ele está na Suiça e ao ser consultado sobre o assunto chegou a duvidar da palavra do reporter da Agência Estado). O Excelentíssimo Senhor Presidente disse ontem, em entrevista à comitiva que o acompanha à China:
"Não parece que o presidente tenha que responder a uma sandice daquelas. Certamente o autor não me conhece e eu não o conheço. Ele deve estar mais preocupado do que eu. O Ministério da Justiça e que vai se pronunciar. Isso não merece resposta, merece uma ação"
A presidente da Associação dos Correspondentes Estrangeiros, Verónica Goyzueta, disse em entrevista à Folha de São Paulo:
"É muito triste e séria essa decisão do governo brasileiro. Haverá uma reação muito negativa entre os correspondentes e no exterior. (...)
Vamos discutir o caso e realizar manifestações em São Paulo e no Rio contra essa retaliação. (...)
A nossa situação de trabalho fica complicada. É uma ameaça à liberdade de imprensa, pois se você escrever algo que desagrada o governo corre o risco de ser perseguido e retaliado com a perda do visto"


A retaliação veio embasada em um artigo de lei escrito em agosto de 1980 e republicada em dezembro de 1981 (durante os últimos anos do regime militar, para quem não estava vivo para presenciar) e que coloca poderes extremos na mão do Ministério da Justiça:
"Art. 26. O visto concedido pela autoridade consular configura mera expectativa de direito, podendo a entrada, a estada ou o registro do estrangeiro ser obstado ocorrendo qualquer dos casos do artigo 7º, ou a inconveniência de sua presença no território nacional, a critério do Ministério da Justiça."
O que se classifica por "incoveniência de sua presença" é completamente aberto ao arbítrio do Ministro da Justiça e não nescessita de maiores explicações ou processo legal, como convinha aos militares no momento da redação da lei. Mas aqui está o mesmo artigo servindo a um presidente que lutou contra o regime militar (claro que por interesses puramente políticos, mas ainda assim considerado um dos 'heróis' das diretas).
Mais de uma vez este imbecil que nos governa me fez sentir vontade de mandá-lo para o inferno e esta é uma delas. Pro inferno Lula, seu hipócrita que tira empregos para salvar seus colegas de falcatruas e censura jornalistas enquanto viaja pelo mundo, que edita mais medidas provisórias que todos os presidentes desde a criação do mecanismo da MP (mentirinha inocente; o Itamar Franco editou mais, mas até o final do mandato o Lula o ultrapassa), tudo isso enquanto afirma estar governando por mais empregos e critica os 'abusos' de governos anteriores. Como diria Michael Moore, Clinton quase sofreu impeachment por causa de uma mancha de esperma em um vestido. Será que já não vimos o suficiente para pelo menos questionar os méritos eleitorais do nosso Excelentíssimo ?

Escrito pelo Unknown

Comments:

Fechar esta janela

Pois eh neh...
Depois eu comento sobre o aborto da natureza que eh o Lula e nego vem metendo o pau em mim falando que eu estou estereotipando o "querido presidente" e que eu "nao olho pra tras e vejo oque o FHC fez em 8 anos"
eh... realmente, eu vo começar a olhar pra tras e procurar algo do tipo sobre o FHC... no final do Mandato do aborto eu falo oque eu encontrei (como todo bom politico)

 

Estou transferindo todos os enetations para cá então não estranhem ok ?

 

Ne0 @ 17:14 - 12/05/2004

Nao... Eu concordo com sua indignacao. Mas seu pai, que eh jornalista, se nao me engano, experimentar ir ateh os Eua e fazer uma pesquisa de campo sobre o QI do Bush, sobre a vida privada dele, ver se ele nao bebe, nao fuma nao chera, e se nao vai sofrer retaliacoes por isso? Ver se ele usa drogas, ou se ele retardado asism de nascenca? Pesquisar sobre a vida pessoal dele, e invadir sua privacidade, e voce nao sofrer nenhum tipo de retaliacao neh?? Ahn ahn... De q adianta se a democracia e a liberdade soh eh mto bonita pros outros? Pense nisso.

 

Gand @ 15:03 - 13/05/2004

afinal de contas..beber sempre e rox

 

Bakker @ 16:40 - 13/05/2004

O interessante, Neo, é que o seu exemplo é o mais furado possível... Pq enquanto aqui a lei permite retaliar, lá a constituição explicitamente proibe (Primeira Emenda dá liberdade de expressão e o texto original dá igualdade para naturais e estrangeiros portanto todo estrangeiro que tiver visto de permanência tem liberdade de expressão garantida pela constituição)... E POR FAVOR NÃO USEM O ENETATION, CARALHO !!! NÃO ADIANTA PEDIR COM EDUCAÇÃO ? :P

 

Maykon @ 0:48 - 14/05/2004

tira essa bagaça aqui então

 

Bakker @ 1:07 - 14/05/2004

Tá aki só pq ainda tem post na página de antes do novo comment... em respeito a quem comentou e às pessoas que gostariam de ler comentários antigos ou até de fazer comentários em post mais antigos

 

Por que em inglês há vírgula antes de Jr.?

 

Porque a maioria dos falantes de língua inglesa opta por não usar o sufixo Jr. em seus nomes (usa-se apenas Primeiro-nome Ultimo-sobrenome a não ser em casos muito específicos) e portanto o sufixo é adicionado apenas quando existe a necessidade de distinção (ex. pai e filho trabalham no mesmo ramo ou ambos darão uma palestra no mesmo evento).

 

Postar um comentário