Se você veio de fora, abra a janela principal
Para voltar, feche esta janela
Esta página está sendo mantida online por motivos históricos e não é mais atualizada. Meu novo weblog está em http://cronicasredux.blogspot.com
This page is kept online for archival reasons only and is no longer updated. My new weblog is located at http://cronicasredux.blogspot.com
quarta-feira, maio 12, 2004
saído diretamente do jarro
13:42 HPJ (horário padrão do jarro):
Eu acabei de visitar o blog do Marcel e não pude deixar de compartilhar da vergonha dele.
Ao que consta, o jornalista correspondente do New York Times no Brasil, William Larry Rohter, Jr. (sim, em inglês se usa vírgula antes de 'Júnior', mesmo que o copy-desk da Folha de São Paulo e o Relações Públicas do Ministério da Justiça não saibam disso), teve seu visto de correspondente cancelado por causa de uma reportagem em que insinua, com base em baboseiras ditas pela múmia paralítica que nós conhecemos por Leonel Brizola, que o nosso Amado Presidente Lula a Dorê com Brócolis da Silva entorna umas pingas a mais do que deveria. O Ministro interino da (In)Justiça, Luiz Paulo Teles Ferreira Barreto, soltou a seguinte nota sobre o ocorrido:
"Em face de reportagem leviana, mentirosa e ofensiva à honra do presidente da República Federativa do Brasil, com grave prejuízo à imagem do país no exterior, publicada na edição de 9 de maio passado, do jornal "The New York Times", o Ministério da Justiça considera, nos termos do artigo 26 da lei n. 6.815, inconveniente a presença, em território nacional, do autor do referido texto. Nessas condições, determinou o cancelamento do visto temporário do senhor William Larry Rohter Junior"
E não vá pensando que isso foi uma ação impensada de um Ministrinho interino atuando sem o consentimento do Querido Presidente não (Se bem que o Ministro da Justiça propriamente dito, Marcio Thomas Bastos, não teve nada a ver com isso: ele está na Suiça e ao ser consultado sobre o assunto chegou a duvidar da palavra do reporter da Agência Estado). O Excelentíssimo Senhor Presidente disse ontem, em entrevista à comitiva que o acompanha à China:
"Não parece que o presidente tenha que responder a uma sandice daquelas. Certamente o autor não me conhece e eu não o conheço. Ele deve estar mais preocupado do que eu. O Ministério da Justiça e que vai se pronunciar. Isso não merece resposta, merece uma ação"
A presidente da Associação dos Correspondentes Estrangeiros, Verónica Goyzueta, disse em entrevista à Folha de São Paulo:
"É muito triste e séria essa decisão do governo brasileiro. Haverá uma reação muito negativa entre os correspondentes e no exterior. (...)
Vamos discutir o caso e realizar manifestações em São Paulo e no Rio contra essa retaliação. (...)
A nossa situação de trabalho fica complicada. É uma ameaça à liberdade de imprensa, pois se você escrever algo que desagrada o governo corre o risco de ser perseguido e retaliado com a perda do visto"
A retaliação veio embasada em um artigo de lei escrito em agosto de 1980 e republicada em dezembro de 1981 (durante os últimos anos do regime militar, para quem não estava vivo para presenciar) e que coloca poderes extremos na mão do Ministério da Justiça:
"Art. 26. O visto concedido pela autoridade consular configura mera expectativa de direito, podendo a entrada, a estada ou o registro do estrangeiro ser obstado ocorrendo qualquer dos casos do artigo 7º, ou a inconveniência de sua presença no território nacional, a critério do Ministério da Justiça."
O que se classifica por "incoveniência de sua presença" é completamente aberto ao arbítrio do Ministro da Justiça e não nescessita de maiores explicações ou processo legal, como convinha aos militares no momento da redação da lei. Mas aqui está o mesmo artigo servindo a um presidente que lutou contra o regime militar (claro que por interesses puramente políticos, mas ainda assim considerado um dos 'heróis' das diretas).
Mais de uma vez este imbecil que nos governa me fez sentir vontade de mandá-lo para o inferno e esta é uma delas. Pro inferno Lula, seu hipócrita que tira empregos para salvar seus colegas de falcatruas e censura jornalistas enquanto viaja pelo mundo, que edita mais medidas provisórias que todos os presidentes desde a criação do mecanismo da MP (mentirinha inocente; o Itamar Franco editou mais, mas até o final do mandato o Lula o ultrapassa), tudo isso enquanto afirma estar governando por mais empregos e critica os 'abusos' de governos anteriores. Como diria Michael Moore, Clinton quase sofreu impeachment por causa de uma mancha de esperma em um vestido. Será que já não vimos o suficiente para pelo menos questionar os méritos eleitorais do nosso Excelentíssimo ?
Escrito pelo Unknown
|
Postar um comentário