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terça-feira, abril 20, 2004

saído diretamente do jarro
 

16:36 HPJ (horário padrão do jarro):

Copo de distribuição de um Gol Special - Breve Cronologia e Obituário

Março de 2002: Nasce um Gol Special, movido por uma usina AT de 999cm3 a álcool, duas válvulas por cilindro, potência nominal de 61cv a 5000 RPM. Seu motor, embora aparentado com a família AP, é muitos anos mais moderno, mas tem seus defeitos inerentes de projeto. O copo de distribuição não é um deles. Mas no caso deste copo de distribuição instalado neste Gol Special, aparentemente algo estava errado.

Abril de 2003: Menos de um mês depois do final da garantia, o carro parou de funcionar corretamente. Completamente amarrado, explosões irregulares, todo tipo de problema. Com certeza algo a ver com a parte elétrica. Deu entrada numa oficina autorizada Volkswagen em São José do Rio Preto, SP (Cangurú Veículos, marquem este nome) no dia 15 de Abril. Apesar dos mecânicos constatarem que 3 dos 4 cabos de vela estavam queimados, ninguém sequer suspeitou que o problema pudesse ser mais sério. Todos os cabos de vela foram trocados, 120 reais mais 80 de mão de obra.

Dezembro de 2003: Problemas de transmissão. Uma breve inspeção numa oficina não-autorizada em São José do Rio Preto, SP não revelou nada na transmissão, mas encontrou um desvio de alguns milimetros no coletor de escape que causavam perda de potência. Alegou-se uma falha de projeto no motor AT. O coletor foi re-usinado. Persistindo o problema voltei à oficina e sugeri que o platô da embreagem fosse examinado. O platô estava defeituoso e foi trocado. 80 reais de mão de obra (que incluiam a desmontagem de toda a caixa de câmbio), 50 de usinagem, 30 por novos platô e disco de embreagem.

Abril de 2004: Exatamente um ano depois do problema original, novamente o carro se apresenta amarrado, com explosões irregulares e falta de potência. Deu entrada numa oficina não-autorizada em São Paulo, SP. O copo de distribuição apresenta fuga em praticamente todos os pontos de contato, assim como o rotor. Consequentemente, as potências exigidas para obter faísca estavam sendo excessivas e queimaram a bobina. Podiam ter sido os cabos de vela ou as velas, que aparentemente foram poupados desta vez. Total em peças 190 reais. 60 de mão de obra, com troca de boa parte do sistema elétrico.

Conclusão subjetiva: Eu acredito que o copo de distribuição sempre apresentou fuga. Acredito que foi ele que, um ano atrás, causou a queima de 3 dos 4 cabos de vela. Acredito que a autorizada Volkswagen fez questão de não trocá-lo de propósito, para que o carro vivesse um eterno ciclo de quebras e consertos, uma vez que ele sozinho não apresenta grandes problemas perceptíveis até que alguma das peças que dependa dele morra da fadiga causada por sua fuga. Acredito que os mecânicos da Volkswagen estão ou interessados apenas em vender peças ou são incapazes de fazer um diagnóstico que não conste de seu livrinho de consertos comuns, o que em ambos os casos torna-os apenas vendedores em macacões de mecânico. E, mesmo sendo visivelmente despreparados, cobram muito mais pela mão de obra do que um mecânico mais experiente. Proprietários de Volkswagen, boicotem os serviços autorizados. Eles não tem seus interesses em primeiro lugar. Pra eles uma venda de cada vez é muito melhor do que fazer um bom serviço para que você volte novamente, já que eles acreditam no poder de ter a palavra "autorizado" no nome. Vamos provar que eles estão errados.

Escrito pelo Unknown

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