Se você veio de fora, abra a janela principal
Para voltar, feche esta janela



Esta página está sendo mantida online por motivos históricos e não é mais atualizada.
Meu novo weblog está em http://cronicasredux.blogspot.com

This page is kept online for archival reasons only and is no longer updated.
My new weblog is located at http://cronicasredux.blogspot.com




quinta-feira, março 04, 2004

saído diretamente do jarro
 

23:32 HPJ (horário padrão do jarro):

Mais um item na série "O Tio Bakker gosta de Black Music; bem feita, por favor". Se você tem ouvido refinado você provavelmente gosta de Beatles (ou pelo menos tem uma opinião formada sobre eles, ao invés de "eu não ouço música de velho"). Infelizmente, se você tem ouvido refinado você provavelmente abomina Black Music assim como eu :o). Não me leve a mal, não sou um desses intelectualóides que só ouvem música clássica ou, muito pior, MPB. Sou bastante eclético e principalmente inclinado à boa música comercial americana, principalmente o punk-rock da California. Tenho o mal hábito arrastado da adolescência de achar que Green Day é a melhor banda de todos os tempos e que o fim do grunge deixou todo mundo faltando um pedaço. Mas sou extremamente crítico do que eu ouço, e eu preciso dizer: 90% de tudo que se chama de Black Music não é Music, às vezes nem Black. Os negros norte-americanos são uma das etnias mais culturalmente interessantes do século 20. Eles praticamente criaram o rock'n roll, os brancos só enpacotaram e puseram a venda no Ed Sullivan Show. Elvis não foi um gênio nem um rei, apenas um branco que sabia imitar bem um negro, tanto na voz quanto no rebolado. Buddy Holly não inventou o rock nem Bill Haley o rockabilly, eles só copiaram do Chuck Berry. E que legado deixaram os grandes músicos negros ? "Eu não sei o que você ouviu falar de mim, mas uma **** não consegue arrancar um dólar de mim. Sem Cadillacs, permanentes, será que você não vê que eu sou um cafetão filho da **** ?" Pois é. Black Music hoje em dia é lixo auditivo assim como o funk carioca (não confundir com funk de verdade, do tipo do James Brown, outro gênio negro da música norte-americana). Mas pra tudo existe um conserto e foi por isso que perguntei se você gosta de Beatles. Um DJ que atende pelo nome de Danger Mouse teve a boa idéia de pegar a voz do rapper Jay-Z de seu álbum "The Black Album" e substituir a instrumentação original por uma batida semi-eletrônica feita exclusivamente de samples dos Beatles tocando em "The White Album". O resultado, com o sugestivo título de "Grey Album", é adverso em algumas faixas (afinal, Jay-Z não é exatamente o supra-sumo da música) mas extremamente interessante em outras. Se você estiver de bom humor e afim de puxar uns 60MB de músicas, clique aqui (BitTorrent) ou aqui (Gnutella) ou aqui (eDonkey)


Agora explicando o porque de "mais um item na série" se eu nunca postei nada sobre Black Music no Crônicas: Desde o início da febre da Black Music eu tenho tentado sem sucesso me manter a uma distância segura de mais esse lixo auditivo. Mas como quando não se pode vencê-los, deve-se entrar na dança para destruí-los de dentro para fora eu comecei a desenterrar algumas pérolas de Black Music e forçar meus amigos dotados de mal-gosto a ouví-las. Public Enemy, Cypress Hill, Run-DMC e, ultimamente Outkast tem sido minhas armas prediletas, sendo o último uma das fontes mais criativas do hip-hop que eu já ouvi na minha vida. Eduque-se um pouco em hip-hop e baixe algumas das músicas de seu último álbum: "Speakerboxx / The Love Below" (Gnutella) (eDonkey)

Escrito pelo Unknown

Comments:

Fechar esta janela

Postar um comentário