Se você veio de fora, abra a janela principal
Para voltar, feche esta janela



Esta página está sendo mantida online por motivos históricos e não é mais atualizada.
Meu novo weblog está em http://cronicasredux.blogspot.com

This page is kept online for archival reasons only and is no longer updated.
My new weblog is located at http://cronicasredux.blogspot.com




terça-feira, outubro 14, 2003

saído diretamente do jarro
 

14:52 HPJ (horário padrão do jarro):

Quem me conhece e/ou frequenta esse blog a mais de um ano já deve ter ouvido falar dos conceitos de Personal Mobility, veículos para um ou dois passageiros, quase sempre elétricos, rodas de motocicleta etc. Eu vivo dizendo que o que o mundo precisa é de carros pequenos, para ir de casa para o trabalho e vice-versa, que não usem combustíveis fósseis etc. O maior problema do conceito de PM é que as grandes companhias de petróleo não querem que você pare de dirigir seu SUV de 2 toneladas que faz 5 quilômetros por litro de gasolina e despeja milhares de poluentes na atmosfera para ir sozinho pro trabalho senão eles vão ficar menos bilionários. Mas PM é o futuro e logo o futuro alcança a gente. Quem já viu o meu projetinho (carinhosamente conhecido por Ora-Pois né Fernanda !) vai achar este design estranhamente familiar: Um veículo para um passageiro (o meu tem 2) com rodas de motocicleta externas ao habitáculo impulsionado por um motor elétrico (o meu tem 2, tô parecendo o menino da piada do "o do meu pai é maior") traseiro. Freios regenerativos e um complexo sistema computacional que controla o consumo, navegação, direção (drive-by-wire) e permite que se comunique entre outros veículos como uma rede wireless (nessa possibilidade eu não tinha pensado... pensei em usar o poder extra de computação para tocar MP3 :o)). A diferença é que o meu é um projeto de um aluno de engenharia, e este é o Toyota Personal Mobility, um concept recém-apresentado no Salão de Tokyo. Dêem uma olhada no bixinho:

Escrito pelo Unknown

Comments:

Fechar esta janela

Postar um comentário