Se você veio de fora, abra a janela principal
Para voltar, feche esta janela



Esta página está sendo mantida online por motivos históricos e não é mais atualizada.
Meu novo weblog está em http://cronicasredux.blogspot.com

This page is kept online for archival reasons only and is no longer updated.
My new weblog is located at http://cronicasredux.blogspot.com




terça-feira, novembro 05, 2002

saído diretamente do jarro
 

20:35 HPJ (horário padrão do jarro):

Eu sei lá porque isso, me deu um ataque de saudosismo... Back to 1985, todo mundo aperte os cintos dos seus DeLoreans !!!
Esse post é uma homenagem a algumas grandes AMIGAs: Denise, Daphne, Lisa, Paula, Portia, Agnus, Agnes e Alice
Para quem não sabe do que estou falando, AMIGA foi um computador criado pela Commodore em 1985. Além de ter meio megabyte de RAM (exatamente 1000 vezes menos do que o computador que estou usando agora), o AMIGA tinha um sistema operacional gráfico multi-tarefa (não foi o primeiro, a Xerox e a Apple chegaram antes), tela de 640x400 mostrando 4096 cores (quando a concorrência estava presa a 16 !!!), entrada e saída de TV (o que tornou o AMIGA o xodó dos produtores de vídeo e estúdios de TV), som estéreo com 4 vozes (sons simultâneos) e foi o primeiro sistema a usar o conceito de emulação (se comportar como outro sistema para rodar programas dele) com o famoso ShapeShifter para rodar programas de Macintosh.
Agora porque o nome da mulherada ali em cima ? Bom, uma outra coisa que o AMIGA foi o primeiro, e isso pouca gente sabe, é que ele foi o primeiro a usar microchips periféricos para cumprir tarefas de vídeo, audio etc, sendo portanto o primeiro computador a usar chips periféricos (como sua placa de som e placa de vídeo hoje em dia são) e o primeiro computador multimídia, muito antes de alguém dar atenção para isso (porisso talvez o AMIGA tenha feito pouco sucesso). Paula foi o primeiro chip dedicado a som em um computador, sendo depois substituido por Portia. Agnus foi o primeiro gerenciado de memória dedicado, capaz de fazer blitting e chopping via hardware (se você não sabe o que é blitting e chopping a culpa não é sua, visite www.dictionary.com), substituido por Fat Agnus, Agnes e Alice. Denise foi o primeiro processador de vídeo dedicado, capaz de 4096 cores simultâneas no monitor ou em uma TV. sua sucessora, Daphne era capaz de mostrar, em janelas diferentes, diferentes resoluções de cor e profundidade de pixels, um feito até hoje único, e foi depois superada por Lisa.
Parabéns ao pai (ou mãe) dos efeitos especiais de segunda categoria, legendas de filmes, vinhetas musicais, canais locais de TV a cabo e muitas outras coisas que até hoje vive e trabalha nos estúdios de TV mas longe do público em geral, Commodore AMIGA (daqui a 3 anos eu re-faço este post pra comemorar os 20 anos dele(a)).

Escrito pelo Unknown

Comments:

Fechar esta janela

Postar um comentário